Alimenta seu cérebro | Nutrição

E sem engordar nem um grama! Começa a energia mental de que necessita, sem enterrar seus abdominais

Alimente o seu cérebro

Nosso cérebro responde por 2% do peso de nosso corpo. No entanto, consome cerca de 20% da energia devido ao seu contínuo funcionamento. E que não pare! Mas para que tudo vá bem e trabalhe com a perfeição de um relógio suíço, que é o que nos interessa, temos que escolher bem o combustível que lhe damos. Alguns alimentos servirão para proporcionar energia e que seus pensamentos fluam sem parar, enquanto outros podem vir a prejudicar algumas funções e, em cima, engordarte. A seguir oferecemos um guia completo para que você possa dar comidita em seu piso, sem que engordes nem um quilo a mais.

Seu cérebro, pura gordura

O ômega 3, especialmente o DHA, um ácido graxo abundante em nosso cérebro e contribui para a manutenção das funções cerebrais, de acordo com a AESA. 60% de seu cérebro é gordura e 8% de DHA e, portanto, esta é imprescindível para uma correcta saúde mental. Vários estudos relacionam uma dieta baixa em gordura com maior risco de doença: é recomendável consumir 2-3 vezes por semana peixe, em especial o azul, ou um punhado de nozes por dia.

A vitamina animal

A vitamina B12 é uma substância que pode ser encontrada em alimentos de origem animal e sua deficiência prejudica o desempenho intelectual. Embora não costuma existir um défice geral, se você é vegetariano ou maior de 50 anos, é mais recomendável que você toma algum suplemento desta vitamina ou alimentos fortificados.

Nosso cérebro responde por 2% do peso de nosso corpo. No entanto, consome cerca de 20% da energia devido ao seu contínuo funcionamento. E que não pare! Mas para que tudo vá bem e trabalhe com a perfeição de um relógio suíço, que é o que nos interessa, temos que escolher bem o combustível que lhe damos. Alguns alimentos servirão para proporcionar energia e que seus pensamentos fluam sem parar, enquanto outros podem vir a prejudicar algumas funções e, em cima, engordarte. A seguir oferecemos um guia completo para que você possa dar comidita em seu piso, sem que engordes nem um quilo a mais.

Seu cérebro, pura gordura

O ômega 3, especialmente o DHA, um ácido graxo abundante em nosso cérebro e contribui para a manutenção das funções cerebrais, de acordo com a AESA. 60% de seu cérebro é gordura e 8% de DHA e, portanto, esta é imprescindível para uma correcta saúde mental. Vários estudos relacionam uma dieta baixa em gordura com maior risco de doença: é recomendável consumir 2-3 vezes por semana peixe, em especial o azul, ou um punhado de nozes por dia.

A vitamina animal

A vitamina B12 é uma substância que pode ser encontrada em alimentos de origem animal e sua deficiência prejudica o desempenho intelectual. Embora não costuma existir um défice geral, se você é vegetariano ou maior de 50 anos, é mais recomendável que você toma algum suplemento desta vitamina ou alimentos fortificados.

Coloque o sal iodado) à vida

O iodo é um mineral que contribui para a função cognitiva e o correto funcionamento dos neurônios. Ao contrário de outros micronutrientes, seu déficit é bastante comum e tem consequências relacionadas diretamente com as funções cerebrais. E isso eu não gosto. Como evitar que sua cabeça seja afetada? Pois, simplesmente colocando uma pitada de sal iodado em sua dieta. Também não exagere: com 2,5 gramas é suficiente.

Não se oxides

Com a idade e o desgaste diário, o nosso corpo se vai por meio da oxidação. Para evitar que isso aconteça precisamos de antioxidantes, como os flavonóides, que você pode encontrar em algumas frutas e legumes ou a vitamina E. Sim, aquela que contém o óleo de oliva, nozes ou o abacate, então já sabe. Inclui estes produtos em sua dieta de forma habitual.

Evita a inflamação

A inflamação está relacionada com a deterioração cerebral, por isso é muito importante você colocar um travão a esta situação em seu corpo. Como fazer isso? Diminui o consumo de alimentos proinflamatorios como os óleos de sementes ou o açúcar, e evita o excesso de peso e a obesidade e, em geral, o excesso de gordura corporal. Este tecido adiposo é um órgão do nosso corpo, mas, em excesso cria citocinas, substâncias inflamatórias, nada aconselháveis para o seu organismo.

Um doce pode ser amargo

O cérebro, em condições normais, se nutre de glicose, um açúcar, e é necessário consumí-lo. O certo é que os picos normais de açúcar no sangue podem ajudar o desenvolvimento da demência, por isso, como você pode ver, atiborrarse deste produto não é o mais adequado. O melhor para o nosso cérebro ao consumir carboidratos é que o faça em forma de cereais integrais, que dão energia contínua e não produzirão as subidas repentinas que queremos evitar.

Água, como os peixes

A desidratação afeta o nosso estado de concentração e na diminuição de nossas capacidades cognitivas. Por isso, manter-se hidratado é essencial para ajudar a que o seu cérebro funcione, como é devido. Para saber se você está bem hidratado atende a sua sensação de sede e a cor de sua urina. Se é muito escura deverá beber um pouco mais de líquido, seja na forma de água, caldos ou infusões. Pode também incluir de forma diária de frutas e legumes que, além do habitual aporte de antioxidantes, que te dão um extra de líquido em sua dieta. Nós dois por um!

Dê energia para teu cérebro

– Treine sua mente: O exercício libera neurotransmissores como a serotonina ou dopamina, hormônios da felicidade, e evita que ele se deteriore e melhora a memória.

– Não se estresses: O estresse pode provocar depressão ou demência. Procura a cada dia alguns minutos para si ou pratique yoga, relaxamento ou meditação.

– Repousa seus neurônios: Dorme 8 horas para regenerar seu corpo e também a sua mente! Dormir mal pode afetar diretamente a t

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