Grupos alimentares

Embora se realizam diversas divisões para definir os diferentes grupos de alimentos, aqui optou-se por expor seis grupos. Desta forma, nós incluímos todos os alimentos em seis grupos para esclarecerte todos aqueles que não podem faltar na sua dieta, já que, como você verá, se oferecem benefícios fundamentais para o seu corpo.




  • GRUPO 1: Leite e derivados. São os chamados alimentos protetores e proporcionam uma elevada dose de proteínas e também de cálcio. Não só o leite, mas, como você diz, todos os seus derivados, como o queijo ou iogurte, são essenciais na nossa dieta e são a mais importante fonte de cálcio que existe. Para as crianças é fundamental, uma vez que ajuda no crescimento, e também o é para os adultos, uma vez que sem este grupo alimentar os ossos se ressentir-se de maneira considerável, o desgaste é maior e a fadiga não tarda em aparecer. Quanto às pessoas que sofrem de problemas de colesterol é recomendável que incluam estes produtos desnatados em sua dieta para baixar o colesterol.


  • GRUPO 2:Carne, peixe e ovos. Fonte de proteínas e de ferro, com que os benefícios em nosso corpo são muito altos. A carne vermelha ou branca é a que devemos consumir em nossa dieta para que seja benéfico, mas não se deve abusar, já que sempre contém gorduras saturadas. Os ovos também são básicos na dieta, mas sempre há que comê-las de forma equilibrada, porque há que se lembrar que contêm colesterol. Quanto ao peixe praticamente tudo são benefícios e podemos comer brancos ou azuis. Vamos ter que parar a atenção para os molúscos, camarões ou caranguejos que oferecem altas doses de proteínas, mas você também pode aumentar a nossa taxa de lipídios, algo perjudical.


  • GRUPO 3: Legumes e frutas. Este grupo oferece uma grande quantidade de vitamina A e C, fibras e substâncias minerais como o potássio, o magnésio e o ferro. Quanto aos vegetais, cabe destacar que as mais benéficas para o nosso organismo são as verdes e, além disso, levá-los frescos. Quanto às frutas, cabe ressaltar que as ácidas são onde a maior quantidade de vitamina C encontra. Por isso, há que se destacar frutas como a laranja, o limão, morangos ou grapefruit.


  • GRUPO 4: Alimentos feculentos e açucarados. São a principal fonte de fibra, podem até mesmo fornecer vitamina B, como as leguminosas e os cereais, e vitamina C, como a batata. Neste grupo nós incluímos alimentos como massas, o arroz, a farinha, o milho, o pão ou legumes, mas também os pertencentes aos alimentos açucarados, que cabe não abusar, como o chocolate, o próprio açúcar ou diferentes frutos secos.


  • GRUPO 5: Matérias gordas. Deve-se evitar o consumo excessivo mas, de uma forma equilibrada, é necessário consumi-las, pois trazem grandes valores energéticos, vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais. Produtos que pertencem a este grupo são a manteiga, a margarina ou o óleo, é recomendável consumir de oliva para uma correcta manutenção da dieta.


  • GRUPO 6: Bebidas. A água é o único líquido verdadeiramente essencial no nosso organismo. Assim, é benéfico consumir sucos de frutas, que fornecem vitaminas em nosso organismo, e também café ou chá, mas sempre em pequenas doses, já que nos fornecem energia e estimula as funções cerebrais. Um alto consumo pode criar dependência, por isso não é recomendado como não é, em absoluto, o álcool, que tem que estar fora de nossa dieta habitual e se consome deve ser sempre com moderação.

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